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Precificação de produtos e precificação de serviços

28/05/2021

Precificar produtos e serviços são duas tarefas bem diferentes, que envolvem desafios e métodos próprios.  Na prática, é bem mais difícil determinar quanto vale um serviço do que fazer o mesmo com um produto, já que estamos falando de um bem intangível — que não pode ser tocado ou carregado.

Enquanto produtos podem ser guardados e armazenados em estoque, esgotando-se e perdendo prazo de validade, o serviço tem limitações de disponibilidade associadas a recursos humanos e materiais, e dependem da participação ou presença do cliente para acontecerem.

Além disso, um produto pode ser mensurado com métricas de massa (gramas, quilogramas, toneladas), tamanho (centímetros, metros) ou volume (litros ou metros cúbicos) para a definição dos preços. No caso de serviços, a formação de preços exige unidades de tempo (diária, hora de trabalho, mensalidade), de esforço ou sucesso, dependendo da empresa. 

Além disso, os serviços não são facilmente padronizados e dependem do desempenho dos profissionais que os executam. Por isso, precisamos abordar a precificação de produtos e serviços separadamente.

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Fonte: Equipe Harsoft e Conta Azul Blog