Qual a importância da precificação de produtos para o seu negócio?
Pode-se dizer que, em essência, a precificação de produtos é um dos elementos mais básicos de qualquer tipo de negócio. Afinal de contas, se você quer vender algo, precisa saber exatamente por qual valor deve ser vendido. Caso contrário, você correrá sérios riscos de perder dinheiro. A maioria dos empreendedores sabem dessa necessidade de precificar. Entretanto, é comum ver muitos erros sendo cometidos.Para fazer uma boa precificação de produtos você deve saber ter o controle e saber gerenciar os recursos financeiros da sua empresa e analisar alguns aspectos como: sobrevivência do negócio, maximização de lucros, maximização de faturamento e crescimento em vendas.
Para a sobrevivência no mercado o preço do seu produto precisa ter uma relação direta com a quantidade que é comprada pelo mercado. Já a maximização dos lucros dará a você mais caixa, que pode ser usado para: treinamentos, investimentos, adoção de novas tecnologias, desenvolvimento de novos produtos e implementação de novas estratégias. Muita gente acaba confundindo as duas coisas, mas é importantíssimo ressaltar que a maximização de faturamento em nada tem a ver com a maximização do lucro. Afinal, mesmo tendo um ótimo faturamento, a empresa pode acabar não encontrando o seu ponto de equilíbrio, e dessa forma não conseguirá lucrar.
Se o seu principal objetivo for cobrir uma área maior do mercado, essa certamente pode ser a melhor estratégia que você poderia adotar. Nesse contexto, será necessário realizar uma precificação um pouco menos agressiva, mantendo um preço mais acessível para as massas. Através de uma estratégia de precificação inteligente você pode acabar conseguindo aumentar muito o seu crescimento em vendas. Para que isso aconteça, o preço do seu produto precisará estar totalmente compatível com o público para o qual ele é direcionado. Se esse alinhamento for feito da forma certa, o ímpeto de comprar por parte dos consumidores será muito maior, já que eles olharão esse preço como justo, pois está de acordo com a percepção de valor que eles possuem do seu produto.
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Fonte: Equipe Harsoft e Blog Voitto