Skip directly to content

Você sabe a diferença entre valor e preço?

27/05/2021

Para entender o processo de precificação, é importante saber a diferença entre preço e valor. Podemos dizer que o preço de um produto ou serviço representa a quantia em dinheiro que terá de ser paga para adquiri-lo, limitando-se à questão monetária. Já o valor representa os benefícios e diferenciais que determinado produto ou serviço entrega aos clientes. 

Por exemplo, o preço de um ar-condicionado é apenas um número no site ou display da loja, mas o valor está no conforto e bem-estar proporcionados por um ambiente climatizado em pleno verão. Se você prioriza um ambiente agradável para trabalhar ou estudar, por exemplo, não irá se importar em pagar o preço do aparelho, pois os benefícios dele se sobressaem. 

Por isso, ao definir preços, você também terá que considerar o valor agregado do produto ou serviço. No caso, agregar valor significa enriquecer seu produto ou serviço com diferenciais e benefícios que saltam aos olhos do consumidor, criando uma experiência única em vez de simplesmente vender algo. 

Pense, por exemplo, na indústria de automóveis. Os veículos podem cumprir exatamente a mesma função (levar pessoas de um lugar ao outro), mas são vendidos com uma forte associação a valores como liberdade, independência, coragem, luxo, aventura, etc. São esses elementos que agregam valor ao produto e mudam completamente a percepção do consumidor a respeito do preço. O objetivo dessa discussão sobre preço e valor é fazer com que você, dono do negócio, entenda que o preço final de um produto não deve ser formulado apenas a partir de cálculos, mas também com base nas necessidades e desejos dos consumidores.

A Harsoft ajuda a sua empresa a melhorar os sistemas de softwares de gestão de negócios e obter o melhor controle da precificação e lucratividade. Entre em contato pelo telefone (67) 3026-5610 ou pelo e-mail: suporte@harsoft.com.br.

Fonte: Equipe Harsoft e Conta Azul Blog